Blog

Filmes Educativos

Igor Amin vai estrear o filme “Em Busca das Telas Amigáveis” no Una Cine Belas Artes no dia 7/5, às 10h

Igor Amin vai estrear o filme “Em Busca das Telas Amigáveis” no Una Cine Belas Artes no dia 7/5, às 10h

O diretor, escritor e educador audiovisual Igor Amin vai realizar a estreia do longa-metragem “Em Busca das Telas Amigáveis”, no sábado, dia 7/5, às 10h, no Una Cine Belas Artes, com ingressos gratuitos e distribuídos 30 minutos antes do início da sessão. Misturando diversas linguagens, como o documentário e a animação stop motion, o filme aborda de maneira dinâmica e divertida um assunto que tem gerado muitos debates, mas, às vezes, não a partir do melhor ângulo. É justamente a fim de expandir os olhares para as diversas possíveis relações com as telas, que Igor Amin apresenta este novo trabalho.

“Frequentemente as pessoas perguntam: como, no mundo das telas, podemos educar as crianças? E eu vejo que toda essa história começa por aí. Nós temos que inverter a questão e pensar em como dialogar com as crianças primeiro para, em seguida, trabalhar com elas os diversos meios de se apropriar das telas”, ressalta Amin. 

A prioridade, assim, está na escuta e no cuidado com o potencial dos pequenos, pois são eles, justamente, que apontam alguns caminhos. E foi a partir desse percurso que o diretor produziu o filme a partir de 2020, quando a pandemia surgiu de maneira inesperada e intensificou a necessidade da discussão apresentada nesta obra. Por isso, a importância do elenco, constituído por crianças, que, inclusive, já participaram de projetos de cinema na escola, como os alunos da escola M. Newton Amaral Franco, de Contagem, onde as professoras Sheila Rodrigues e Sineia Silva Peres coordenam o Projeto de Cinema Luz, Câmera & Ação.

Crianças de outras cidades do Brasil também participam sugerindo ideias e soluções bastante criativas a partir da pergunta: “como transformar o mundo para melhor?”. Além delas, professores também dão depoimentos que desmistificam o uso das tecnologias, mostrando, assim, como podem ser aliadas na produção artística, cultural e na aquisição de diversos conhecimentos. Além dessas contribuições, “Em Busca das Telas Amigáveis” fala de um movimento iniciado por Amin e que deu origem à criação da comunidade de educadores audiovisuais, “O que queremos para o mundo?”, que tem criado conexões com profissionais de todo o país e do exterior, como Angola e Índia.  

Ao ser atravessado pelas medidas de contenção da pandemia, como o isolamento social e a continuidade das atividades de maneira remota e mediada pelas telas, o longa-metragem ganhou também uma importância documental significativa, apresentando um retrato potente deste momento e dos desafios discutidos de forma relevante pelos professores ouvidos.

Após a sessão de cinema, Amin vai promover o lançamento presencial de “Como educar as crianças no mundo das telas?”, livro que dialoga com o filme e é fruto do seu mestrado defendido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em 2020. Na obra, publicada pela editora Aletria, ela relata seus mais de 15 anos de experiências com as crianças, o audiovisual e as novas formas de educação. 

O título traz diversas reflexões e vem com uma série de QR codes que integram a obra a uma narrativa transmídia. Cada link dá acesso a conteúdos audiovisuais, textos, podcasts que enriquecem a discussão e apresentam diversos personagens com quem Amin tem dialogado desde 2006. 

A obra não só sugere algumas alternativas. Para Igor, seu maior diferencial é o estímulo à ação e à busca de novas descobertas: “Meu objetivo foi relatar o ‘como’ eu faço para me arriscar a educar crianças no mundo das telas. Mas o livro é, na verdade, um convite para que mães, pais, educadores, pesquisadores e produtores de conteúdos infantis possam, junto comigo, somar esforços na investigação dos caminhos de como as crianças podem aprender a viver de forma saudável em um mundo mediado pelas telas”, explica o autor.

O filme “Em Busca das Telas Amigáveis” foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com o patrocínio do Grupo Sada. Já o livro “Como educar as crianças no mundo das telas?” é fruto de projeto aprovado no edital BH nas Telas – Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte em parceria com a editora Aletria.

Saiba mais sobre Igor Amin:

É diretor, escritor, educador audiovisual, e empreendedor criativo. É idealizador da comunidade de educação audiovisual “O que queremos para o mundo?”. Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas na linha de Educação, Cultura e Sociedade pela UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2020) e Especialista em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro (2010). Integrante do Grupo de Estudos em Literatura, Arte e Cultura (UFVJM/CNPq). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). 

Mais informações aqui: www.oquequeremosparaomundo.com.br


Serviço: Estreia do longa-metragem “Em Busca das Telas Amigáveis”, no Una Cine Belas Artes, com ingressos gratuitos e distribuição 30 minutos antes do início da sessão, e lançamento presencial do livro “Como educar as crianças no mundo das telas?”, na Livraria do Belas. Dia 7/5, a partir das 10h. Local: R. Gonçalves Dias, 1581,  Lourdes.

Deixe seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *