Blog

Artigos

Formatos de teleaulas

Formatos de teleaulas

Já perceberam como são os formatos de aulas que os alunos e as alunas estão assistindo em Minas Gerais através do programa *Conexão Escola* (via YouTube, Rede Minas, aplicativo, etc)?

Selecionei uma aula gigante para vocês verem como a linguagem audiovisual vem sendo usada de forma limitada, como uma aula expositiva convencional filmada. Tive feedbacks de vários estudantes dizendo que as teleaulas, ou videoaulas, não são atrativas. O que acham?

Agora vamos lembrar de um clássico de aulas filmadas:

Lembram do *Telecurso 2000*? Este programa trouxe um projeto educacional que tinha como foco ensinar as disciplinas do ensino fundamental e médio. O primeiro episódio foi veiculado em 16 de janeiro de 1978. Selecionei um para vocês verem o formato https://www.youtube.com/watch?v=N3I8CfwfZ9k&list=PLC3B394A3DE53D238 (que vem sendo retransmitido e eu acho  “bem” desatualizado para nossas crianças e jovens).

Eu acredito muito em formatos que ensinem de forma criativa através da linguagem audiovisual e por isso escolhi um programa que gosto muito no Canal Futura, o *Show da História*, dirigido por Tom Hamburger. Assisti um super episódio sobre *Carolina de Jesus* para ensino da história com foco nos temas entre Racismo e Educação. Reparem nos atores, cenário, tempo do conteúdo, curadoria do tema, blocos do programa, qualidade técnica das filmagens, trilha sonora e muito mais.

_*PLIN*_: Aí sim, vejo neste programa um sinal de formato muito criativo para pensar o ensino e aprendizagem através de videoaulas. Assistam em

e leia mais sobre outros conteúdos sobre o tema em:

https://www.futura.org.br/4-conteudos-do-futura-para-refletir-e-lutar-contra-o-racismo-nas-escolas/

Deixe seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *