Blog

Artigos

Uma poesia e uma suíte de piano

Uma poesia e uma suíte de piano

No conteúdo de hoje, um poema e uma suíte de piano para vocês. O poema é de Tagore para inspirar seu dia. Leia A PRAIA, do escritor e educador indiano Rabindranath Tagore,  no livro “A Lua Crescente” de 1915, dedicado sua filha Bela e seu filho mais velho Rathi.

Já o disco que indico é o “Children’s Corner”, uma suíte para piano solo de Claude Debussy para descansar e alertar seus ouvidos. Ele dedica à filha Claude-Emma (conhecida como “Chou-Chou”), que tinha três anos na época. Foi publicado em 1908 e ganhou sua estréia mundial em Paris por Harold Bauer em 18 de dezembro daquele ano. 

Ambos artistas se expressaram ao observar atentamente seus filhos, as emoções, impulsos, afeto. Transformaram em arte tudo aquilo que eles sentiam como pais. Acho muito lindo isso! Vamos lá?

NA PRAIA

As crianças se encontram nas praias dos mundos sem fim.

O céu infinito está imóvel lá em cima e a água inquieta está revolta. Na praia dos mundos sem fim as crianças se encontram entre gritos e danças.

Constroem as suas casas de areia e brincam com suas conchas vazias. Tecem de folhas secas os seus botes e, sorrindo, os largam a flutuar no vasto mar. As crianças se  divertem na praia dos mundos.

Não sabem nadar, não sabem lançar redes. Os pescadores de pérolas mergulham em busca de pérolas, os mercadores navegam em seus navios, enquanto as crianças ajuntam seixos e os espalham de novo. Não procuram tesouros escondidos, nem sabem lançar redes.

O mar encapela-se entre risos, e, pálido, fulgura o sorriso da praia do mar… As ondas que trazem a morte cantam para as crianças baladas sem sentido, tal a mãe que embala o berço de seu filho. O mar brinca com as crianças, e, pálido, fulgura o sorriso da praia do mar

As crianças se encontram na praia dos mundos sem fim. A tempestade vagueia pelo céu sem caminhos; soçobram navios nos ínvios mares; a morte anda às soltas, e as crianças brincam. Na praia dos mundos sem fim é que se dá o grande encontro das crianças.

Rabindranath Tagore

*Ouça a suíte de piano pelo youtube ou no áudio que enviarei a seguir:

Deixe seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *